• Sadao Fishing
  • Pesqueiro 63
  • Plataforma Marítima de Pesca

By A Web Design

Molinete Long Cast

Imprimir

Muitos pescadores, quando resolvem aderir à modalidade da pesca de praia, píer ou deck, normalmente usam os equipamentos (molinetes) que já possuíam ou entram em uma loja e compram qualquer um que tenha grande capacidade de linha, mas quando decidem perguntar, o vendedor oferece o molinete Long Cast e aí começam as dúvidas, como "O que é Long Cast?", "Qual a diferença dos outros molinetes?", "Posso usá-lo para qualquer pescaria?".

Bem, vamos por partes. Long Cast significa Arremesso Longo/Comprido, exatamente o que você precisa para este tipo de pescaria. São molinetes grandes, com carretéis altos, rasos e angulares, para grande capacidade de linha fina e uma boca estreita que facilita a saída da mesma, pois como ela está enrolada bem próxima e borda, o atrito formado pela linha ao sair do carretel é mínima, causando um arremesso bem longo, vejam abaixo os exemplos de alguns modelos.

web 1

A diferença dos outros molinetes é exatamente o carretel, alto, estreito (raso) e angular. No caso de uso em outro tipo de pescaria, não é totalmente aconselhável, visto que a maioria dos Long Cast são molinetes que possuem um mecanismo interno de elevação do carretel chamado eixo sem-fim, onde uma peça chamada de unha desliza sobre este eixo e assim faz a elevação do conjunto.

Neste caso, estes molinetes são rápidos, o eixo sobe e desce em um comprimento bem superior a um molinete normal, mas não são feitos para força extrema devido à altura que o carretel alcança. Não que seja proibido usar de força nestes equipamentos, mas só com conhecimento, pois se fizer uma tração forte com o carretel totalmente elevado, pelo comprimento do eixo acima do pinhão, ou seja, totalmente para fora do equipamento, o mesmo poderá empenar ou a unha encavalar no eixo sem-fim, causando um dano que para seu conserto, às vezes não vale a pena.

web 2 

Resumindo, para a pesca de praia/costeira, são os melhores equipamentos para se obter um arremesso que ultrapasse as ondas na arrebentação, que se consiga acertar o meio de um canal ou se ultrapasse a parte rochosa da costa.

A manutenção é a mesma de um molinete simples, cuidando-se de não deixar entrar água no sistema interno, pois a maioria deles possui um rolamento anti-reverso infinito, que é totalmente alérgico a água e caro para sua substituição.

Para a manutenção correta, favor solicitar via e-mail minha "Apostila de Manutenção de Equipamentos de Pesca", onde aprenderão a cuidar da sua tralha sem complicação.

Por O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

* Matéria publicada na edição 19 da revista FISHING NEWS

Monday the 21st. Joomla Templates Free. 2012 - Sadao Fishing - Todos os direitos reservados
Copyright 2012

©